Capítulo 1 - Noronha na proa
Capítulo 3 - Jangadeiros
Capítulo 4 - O Cruzeiro Internacional da Costa Leste
“...A idéia do velejador Newson Campos e de seu amigo Paulo Monteiro, era chegar à ilha de Fernando de Noronha. Resolveram então chamar os amigos e seguir em flotilha. Newson e Paulo, então mais jovens e cheios de energia, garantiram o sucesso da empreitada organizando a subida pela costa com aproximadamente vinte veleiros. Eles partiram do Rio de Janeiro com destino a Recife, parando em diversos clubes e lugares aprazíveis pela costa...”
“...A largada do Costa Leste 2008 foi cinematográfica. Pela primeira vez, os veleiros partiram à noite para poderem chegar ao nascer do dia em Búzios. Estavam presentes alguns diretores do iate clube, um fundador do Costa Leste, Paulo Monteiro, e a viúva de Newson Campos, Patrícia Amélia Tomei. A banda de fuzileiros da Marinha do Brasil tocou o Hino Nacional enquanto hasteávamos a Bandeira Nacional. Depois dos discursos, entreguei uma placa em homenagem à Marinha e arriamos a bandeira do Costa Leste que eu havia mandado fazer: duas faces bordadas, linda. O primeiro veleiro chamado foi o Domani, comandado pelo Comodoro João Calmon, que passou perto o suficiente para receber em mãos a bandeira...”
Capítulo 8 - Vida longa ao “Vagabundo”
Capítulo 10 - Nosso pior pesadelo
“...O golpe da onda me jogou para dentro da cabine. Senti o barco capotar duas vezes, quando de repente ele parou. Eu estava mergulhando dentro do barco. Quando estiquei meu braço numa nova tentativa de encontrar uma saída, senti a mão do Juliano que me puxou para uma bolha de ar que se formou no cockpit...”
“...Quatro anos depois do naufrágio, a vida de meu filho transformou-se junto com seu belo veleiro num deplorável arquivo esquecido num depósito do “Arquivo de Causas Penais do Uruguai”. Na baia de Santa Lúcia (local do acidente) não há o mínimo controle nem a presença das autoridades marítimas. Piratas convivem com pescadores honestos, disfarçando-se entre eles”, disse Christian quando conversamos em 2007. Segundo ele, os relatos de pirataria na região são muitos, e completa “as autoridades não querem investigar. Arquivaram por falta de provas”, alega...
Capítulo 14 - Eldorado-Brasilis: Uma regata para poucos
"A Eldorado-Brasilis foi idealizada pelo jornalista, velejador e executivo de projetos especiais da Rádio Eldorado, Plínio Sampaio V. Romeiro Jr., e está ligada à Semana de Vela de Ilhabela".... ..."o que aconteceu foi que os velejadores adoraram nossa regata, pois de fato estavam numa regata oceânica em mar aberto. Diante disso me ocorreu fazermos uma maior, oceânica “de fato”, e a idéia foi Trindade. Quando propus para o diretor da Rádio Eldorado João Lara Mesquita ele topou na hora. Demos o nome de “Eldorado Challenge”.A idéia era fazer uma regata Búzios-Trindade..."
“...A primeira edição da Eldorado-Brasilis aconteceu no ano de 2000 e a largada contou com a participação de seis veleiros: ..."
Apêndice – Registros
Refeno:
(Os nomes aparecem por ordem de chegada)
1986
Windancer 05:46:05
Bicho Papão 06:11:10
Manostto
Tito V 07:03:10
Shogun Maru
1987
Fita Azul
Curimã
RHC A
Tito V
RHC B
Jangadeiro
RHC C
Mali Mali
(continua)