TANGATA MANU II
Aladin 30 - Versão 2.0
O projeto original do Aladin 30 pelo escritório do Cabinho, tinha um banheiro que avançava além da escada de acesso, tirando um pouco de espaço do salão central. Além disso, uma mesa de navegação que ficava voltada para a popa, e um sofá em "U", a exemplo do Carapitanga e demais veleiros construídos nessa época no Rio de Janeiro...
Versão 1
Com a compra dos moldes e a vinda do estaleiro para São Paulo, houve uma mudança no lay-out interno, tornando o projeto mais interessante em termos de espaço, mas sem modificar a estrutura nem a vocação de cruzeiros longos do Aladin.
O banheiro continuou espaçoso mas foi deslocado mais à popa, o salão ganhou mobilidade pela separação dos sofás e a mesa de navegação passou a ser voltada para a proa, facilitando a sua utilização de maneira convencional.
Versão 2
Ano: 2002 (Foi
para a água somente em 2004)
Material (casco): Fibra de Vidro
Material (convés): Fibra de Vidro / Dyvinicel (sanduíche)
Comprimento Total: 9,10m
Comprimento na linha d'água: 7,40m
Boca máxima: 3,20m
Altura da Cabine: 1,83m
Calado: 1,55 m
Deslocamento: 4.200 kg
Capacidade de passageiros (dia/noite): 6/6
Tanque de água: 2x165 l Total 330 l
Tanque de Diesel: 80 l
Motor: Yanmar 3gm 27hp rabeta
Lastro chumbo: 1200 kg
Armação sloop
Área Vélica 42,28 m2
J 3,60 m
I 11,55 m
P 10,90 m
E 3,40 m
Projetista Roberto Barros Yacht Design
REFERÊNCIAS
Reportagem da Revista Náutica
nº 205 - Clique na foto para ampliar
Livro de Marcio Dottori, que fez
uma viagem de ida e volta à África com seu Aladin 30
O veleiro Tangata Manu II foi o
primeiro veleiro feito no estaleiro da Barracuda Náutica em São Paulo, ainda na forma
original que
veio do RJ, sendo portanto o único "sister-ship" do Carapitanga, já que as
formas foram refeitas após essa construção pois segundo o proprietário não
estavam em condições de aguentar uma longa série de construções.
O primeiro proprietário deste veleiro (Sr. Emanuel) não chegou a ver seu barco
na água. Tendo sido terminado pelo estaleiro em
2002, somente em 2004 foi ao mar, após quase 2 anos parado no Pier 26 (Guarujá).
A esta altura ele já havia sido vendido ao segundo proprietário (Sr. Rogério).
Com ele, batizado então como "Anemos", realizou um cruzeiro pela costa
Brasileira até a Bahia, retornando no início de 2006 a Parati, e colocando-o à venda em maio de
2006.
Era uma terça-feira. Na quinta fui até lá e fechei negócio...
Montagem a partir de 2 fotos (BE e BB)
TANGATA MANU I
Ano de
Construção - 1980 Estaleiro - Cabrasmar Modelo - Albatroz (Velamar) 27 Projeto - German Frers Pé Direito - 1,75m |
Originalmente
batizado de "Glutus", foi rebatizado de "Sans
Souci" ("Sem Preocupação" em francês),
e comigo recebeu o nome de "Tangata Manu" ou "Homem
Pássaro" em Rapa Nui.
Vista interior / popa | Cozinha (boreste) |
Mesa de
navegação (BB)
Entrada da
cabine (proa)
Painel de instrumentos (BB)
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"De madeira, trezentas
toneladas, 144 pés, construído de pranchas de carvalho e
pinheiro-do-báltico com espessura de até 75
centímetros, revestido de
coração-verde, madeira tão dura que não podia ser lavrada com
ferramentas convencionais.
Foi rebatizado de Endurance...".